JM redondo sem fundo com reflexo.png
  • JM

Crime no campo é debate em evento promovido pelo Sindicato Rural de Piratini.

Atualizado: Jan 20


Estamos a viver o período de maior incidência de crimes cometidos no campo, famílias feitas refém, roubos, furtos e o aparelhamento do crime tem assustado os moradores do meio rural.

Na tentativa de buscar alternativas, o presidente do Sindicato Rural Hugo Lobato, promoveu na noite desta terça feira na AABB, junto com autoridades e representantes da Brigada Militar regional e do município, um debate que pautou os acontecimentos e o aumento dos índices de criminalidade ocorridos recentemente em Piratini.



O Major Sherdien apresentou alguns projetos que vem sendo feitos em outros municípios do estado do Rio Grande do Sul, e que auxiliam a brigada Militar na luta contra o crime no campo.


O projeto Novo rumo foi citado, e sendo utilizado como exemplo de combate ao crime.

O referido projeto tem como base:

- Sistema de georreferenciamento

- Identificação de placas.

- Cadastros de propriedades, onde um software auxiliava no mapeamento das propriedades, e estas informações podem ajudar a planejar e efetivar ações de combate ao Crime.


Programa Sentinela.

Com intuito de monitorar a movimentação do rebanho bovino do estado, barreiras fiscalizadoras foram feitas.

O foco do programa é identificar a procedência do rebanho gaúcho , no intuito de diminuir a venda de animais originada de abigeato.


A necessidade de fazer o Boletim de Ocorrência.


Os dados são fundamentais para que o município possa combater o crime, pois é do registro policial que as investigações são feitas e, também por intermédio destes que o município pode solicitar recursos ao Governo Federal e Estadual, para equipar e aumentar o seu efetivo policial.


Uma campanha para a conscientização quanto ao registro foi pautada e será estruturada entre entidades, imprensa e setor público.


Não registrar um crime feito, favorece justamente os criminosos.


Ações preventivas para a diminuição dos crimes estão sendo feitas, asseguraram autoridades militares presentes no evento.


285 visualizações0 comentário