• JM

Hino Rio-grandense, racista? Polemica se tornou pauta de debate nos últimos dias.

Um dos mais conhecidos e aclamados hinos de estados brasileiros, se tornou motivo de polemica nos últimos dias, depois de vereadores da Capital gaúcha se recusarem a entoarem e permaneceram sentados quando a canção começou a tocar, na cerimonia de posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

De imediato, manifestações e o debate nas redes sociais ganharam corpo. O povo Gaúcho é reconhecido por ter em suas manifestações um bairrismo para com o seu estado, e o seu hino é representado nas mais variadas manifestações populares, bem como eventos de todos os gêneros ocorridos no estado, até mesmo em estádios de futebol. Talvez os gaúcho sejam os únicos que em sua grande maioria sabem cada estrofe do seu hino.


Polemica em questão:

Esta é a parte da estrofe do hino que gera o conflito.


“ Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.


Representatividades de seguimentos sociais defendem a teoria de racismo na referida estrofe, pelo contexto histórico ocorrido na própria Revolução Farroupilha, onde escravos que foram para o fronte de batalha com a promessa de Liberdade, mas ao final foram enganados e sofreram uma emboscada no conhecido “massacre de Porongos”.


Esta foi uma das alegações do vereador Matheus Gomes (PSOL), ao explicar sua atitude de ficar sentado na hora que hino começou a ser entoado.


O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) se manifestou, em nota os tradicionalista alegaram que a questão histórica em questão que faz referencia a estrofe, é, da conotação a submissão da então província de São Pedro ao Império, no período da revolução Farroupilha.


Polemicas e alegações no ar, e agora muda ou não alguns conceitos que temos com relação a história as tradições e o hino Gaúcho.

Cabe a cada um fazer a sua analise individual e retirar dela suas conclusões.


Texto: Marcelo Oliveira

Fonte: reportagem analisada, Folha de São Paulo edição 5 de Janeiro.

51 visualizações0 comentário

©2020 por Juntos & Misturados

CNPJ:00000000 - Rua 20 de Setembro, 00 - Piratini / RS - 96490000