JM redondo sem fundo com reflexo.png
  • JM

Susana Panatieri, uma história que deixou muitas lições e um legado de união e fé.

Compartilhar a história da perda de um filho, não é tarefa simples. No entanto com o intuito de divulgar um trabalho que vem sendo feito para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da doação de Sangue, nos contamos parte desta história.


Uma menina inteligente, cheia de vida, que partiu cedo demais, e deixou um legado e muitas lições.


No vídeo uma conversa profunda e verdadeira com Madalena Panatieri, mãe de Susana.


Uma história cheia de emoção e lições


Para compreender o drama vivido por Madalena Panatieri, mãe de Susana, vamos a os acontecimentos.

Susana Panatieri Farias, era uma menina linda saudável e inteligente, vinda de uma grande família, tem nos avós o reconhecimento de um sobrenome respeitado pelo trabalho feito do médico Doutor Romulo Panatieri. A família que é um símbolo de lutas e resistência, tem no seu passado uma história rica e exemplar.

No entanto a maior batalha enfrentada por eles foi no ano de 2019, o mês era Julho e a notícia que Susana, na época tinha apenas 15 anos estava a sofrer com problemas de saúde, chocou e mobilizou a todos.


Logo se inicia o tratamento e a luta de uma brava menina, que mesmo com a pouca idade trouxe na sobriedade e na sua luz, uma força que uniu e moveu a todos.


Um tratamento intenso para uma jovem menina, certamente não foi tarefa fácil, o quadro que aparentemente estava melhorando, trouxe noticias ruins no inicio de 2020, uma Leucemia estava a afetar Susana, logo se inicia uma campanha que mobilizou a cidade de Piratini com doações de sangue, e a busca de uma medula compatível para salvar a sua vida.

Em Março do mesmo ano, foi descoberto que o pai de Susana Delomar Farias, poderia ser seu doador, no entanto era necessário ela terminar o seu tratamento, para que ai sim o transplante fosse feito.


Em meio a espera, em Agosto Susana apresenta uma febre, onde de imediato é levada para o HCPA em POA, e lá seu quadro tem um sério agravamento, e ela fica 21 dias na UTI, e no dia 5 de Setembro de 2020, a notícia que entristeceu a todos, infelizmente chegou, Susana não resistiu e faleceu. Uma família e uma cidade inteira choraram e silenciaram com a sua breve partida.


A corrente Amigos da Susana, foi um Legado deixado por ela.


Com a mobilização para lutar pela vida da Susana muitas pessoas se uniram para doação de sangue e testes de medula. Marga Plamer, sensibilizada com o drama da família, quando soube da situação, logo se colocou a disposição para ajudar, e daí então criou o grupo, "AMIGOS DA SUSANA" que arrecadou muitos doadores de sangue para ela. E mesmo com a sua partida o grupo se manteve e ajudou muitas pessoas que necessitam de doação de sangue, com o propósito de seguir auxiliando e de manter vivo o legado de Susana o grupo esta ativo e forte e conta com mais de 100 integrantes, e pretende criar campanhas de doações de sangue para dar amparo e auxilio a quem tanto precisa. Agora identificados como "ANJOS DO BEM"


Faça parte desta corrente, entre em contato com a Marga (53) 999242378


O grupo de doadores foi criado no dia 25.11.2019 com a ajuda de amigos. Esse grupo acompanhou durante todo o tratamento a Susana. E hoje juntamente com uma parceria feita com o Hemocentro Regional de Pelotas, onde todas as primeiras segunda de cada mês o Hemocentro esta se disponibilizando para buscar o pessoal e levar até o Hemocentro pra doação estão sendo feitas as doações.

E dia primeiro de Março já começamos, e sucessivamente todas as primeiras segunda de cada mês vai ter coleta.


Doe sangue, doe vidas..

Agradecimentos:

Marga Plamer, pela empatia e sensibilidade de lutar pelo próximo.


Madalena Panatieri, pela coragem de falar de um tema tão delicado e ser um exemplo de luta e amor.


A todos que junto com a família da Susana torceram e lutaram com ela.


Conteúdo criado e editado por (Marcelo de Oliveira de Moraes)


Contato (53) 991395814


3,331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.